Pular para o conteúdo principal

Top 8 Projetos com Raspberry Pi


Neste post você vai ver alguns projetos "Top's" com o incrível embarcador raspberry pi, acompanhe o post até o fim e se surpreenda!


1 – MONITORANDO TEMPERATURA COM DHT11 E RASPBERRY PI

Circuito Raspberry Pi DHT11
Nesse post mostramos como ligar o conhecido sensor de temperatura DHT11 ao Raspberry Pi, e enviar esses dados para a tela do Raspbian.

É um projeto que utiliza pouquíssimos componentes, ideal para você se familiarizar com a ligação de sensores ao Raspberry e o ambiente de programação em Python.

Veja o post completo: Monitorando Temperatura com DHT11 e Raspberry Pi

2 – CONECTAR O DISPLAY LCD TFT 3.5″ NO RASPBERRY PI

Raspberry display TFT 3.5"

O Display LCD TFT 3.5″ Touch é um item muito interessante para o Raspberry, pois reúne em um mesmo componente as funções de mouse, teclado e display, tornando os seus projetos com Raspberry Pi muito mais compactos.

Nesse post mostramos como ligar e calibrar o display LCD TFT 3.5″ para usar com o Raspberry Pi 2.

Veja o post completo: Como conectar o display 3.5″ no Raspberry Pi

3 – SKATE ELÉTRICO

Skate elétrico usa o Pi Zero para controlar o funcionamento do motor e para receber os comandos do controle (Foto: Reprodução/Youtube)














 
Nesse projeto, o usuário criou um skate elétrico controlado pelo Raspberry Pi Zero. Embora seja o tipo de projeto que vai exigir conhecimentos de programação e de eletrônica, há um grande potencial na ideia.
Para funcionar, o skate usa o Pi Zero para controlar o regime de funcionamento do motor e para receber os comandos que são passados pelo skatista por meio de um Wiimote, o controle de movimento do Nintendo Wii. As dificuldades do projeto estão na escolha de um motor suficientemente potente, mas ainda assim leve, nas baterias, soldas e nas adaptações para que o Wiimote “converse” com o Pi Zero.

4 – UM COMPUTADOR INTEIRO DENTRO DE UM CARREGADOR

 O Raspberry Pi Zero original continuará no mercado  (Foto: Divulgação/Raspberry Pi Foundation) O Raspberry Pi Zero original continuará no mercado (Foto: Divulgação/Raspberry Pi Foundation)











O Raspberry Pi Zero é tão pequeno que as possibilidades em termos de cases para ele são inúmeras e até curiosas. Um exemplo disso é o projeto de abrigar a placa no interior de um carregador de baterias: basta conectar o carregador à tomada para que a placa comece a funcionar. Se a tomada ficar distante do monitor ou TV, você pode controlar o Raspberry Pi remotamente.

5 – COMO COMUNICAR O ARDUINO COM RASPBERRY PI

Raspberry Pi Arduino
Transferir dados de um Arduino para o Raspberry Pi é uma dúvida muito frequente entre os leitores do blog, e nesse post mostramos como realizar a comunicação entre essas duas placas via interface serial.

Esse post é muito útil para você que precisa, por exemplo, transferir dados de sensores ou shields que trabalham com nível de 5V (padrão do Arduino) para o Raspberry, que trabalha com nível de sinal de 3.3V.

6 – TRANSFORME O SEU RASPBERRY PI EM UM VIDEOGAME COM O RETROPIE

Raspberry Retropie Projetos com Raspberry Pi
Que tal rodar jogos de videogames famosos como o Atari, Nintendo 64, NES e MSX no seu Raspberry Pi? Com o Retropie você pode rodar esses e muitos outros emuladores, de uma forma simples e prática.

O post contém um tutorial completo para você baixar a imagem do Retropie, configurar o ambiente do emulador, baixar as ROMs e rodar os seus jogos preferidos. É sem dúvida um dos melhores projetos com Raspberry Pi. Imperdível!

Veja o post completo: Transforme o seu Raspberry Pi em um videogame com o RetroPie

8 – UM DRONE OU CARINHO FEITO COM RASPBERRY PI

O PiBorg 4Borg é um drone terrestre mais fácil de construir do que um drone voador (Foto: Reprodução/Youtube)O PiBorg 4Borg é um drone terrestre mais fácil de construir do que um drone voador (Foto: Reprodução/Youtube)











Compacto, econômico e amigável com sensores e diversos outros componentes eletrônicos fazem do Raspberry Pi Zero uma placa controladora ideal para uso em drones: terrestres, voadores, controlados por fio ou não, diversos tipos de robôs podem ser criados com a placa. Um exemplo bacana é o PiBorg 4Borg, um drone terrestre mais fácil de construir do que um drone voador.
É o tipo de projeto que pode exigir mais conhecimento da sua parte, mas, por outro lado, esse tipo de aplicação tende a ser comum, o que garante acesso a uma boa quantidade de projetos já realizados e uma comunidade cheia de ideias e de gente disponível a dar aquela força na hora de te ajudar a descobrir um problema com o seu código, ou investigar a melhor bateria possível para o seu projeto. 

8 – UM CONSOLE RETRÔ DENTRO DE UM CONTROLE DE VÍDEO GAME ANTIGO

Projeto leva o Raspberry Pi Zero para o interior de um controle de Super Nintendo  (Foto: Divulgação/Anthony Caccese)Projeto leva o Raspberry Pi Zero para o interior de um controle de Super Nintendo (Foto: Divulgação/Anthony Caccese)














Consoles retrô, com emuladores e toneladas de games usando o Raspberry Pi, são projetos recorrentes e que acabam atraindo uma grande parte de usuários para o mundo do faça você mesmo. No caso do Raspberry Pi Zero, os projetos tendem a ser ainda mais criativos: ou buscam a criação de portáteis, usando baterias e telas, ou simplesmente tiram maior proveito do tamanho da placa.


Um desses projetos é “colocar o console todo dentro de um controle de vídeo game”, mas também há projetos com o Raspberry Pi dentro de um cartucho antigo de Nintendinho, por exemplo.

FONTE: Blog FilipFlop e TechTudo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Free E-Books sobre SQL Server para Download

Fala galera ; ), no post de hoje trago links para download de vários ebooks sobre Microsoft SQL Server e sobre banco de dados! Aproveite e amplie seus conhecimentos na área! Bons estudos!! Última Atualização: 20/06/2017 Materiais para Certificação Segue abaixo o link de um post que  atualizo frequentemente  com diversos  Materiais para Certificação : https://www.fabriciolima.net/sql-server/materiais-certificacao/ Materiais para Estudo Segue abaixo o link de um post que  atualizo frequentemente  com mais Materiais para Estudo com vários  Cursos Gratuitos, Vídeos e Links interessantes : https://www.fabriciolima.net/sql-server/materiais-para-estudo/ Microsoft SQL Server 2016 Link  –  Atualizado dia 28/10/2016  –  Site Microsoft – SQL Server 2016 Training Kit Link  –  Atualizado dia 28/10/2016  –  SQLServerCentral – Learning New Features in SQL Server 2016 Download  –  Atualizado dia 09/09/2016  –  Introducing Microsoft SQL Server 2016 Download  –  Atua

Projetos com Arduíno: Semáforo

Neste post vou mostrar um pequeno projeto com arduíno, é um projeto para iniciantes é um projeto para iniciantes e bastante interessante, acedendo três ledS SIMULANDO UM SEMÁFORO, MÃOS A OBRA! SEMÁFORO com arduíno Olá pessoal, agora vamos fazer um pequeno projeto, um semáforo que irá do verde ao vermelho, passando pelo amarelo e, que retornará ao vermelho depois de um intervalo de tempo. Este projeto poderá ser utilizado em uma maquete com carinhos simulando uma pequena cidade ou mesmo uma estrada de ferro. Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!! COMPONENTES NECESSÁRIOS 1 Arduino Uno R3 1 Protoboard 1 LED Amarelo 1 LED Verde 1 LED Vermelho 3 Resistor de 100 ohms * Fios jumpers * Esse valor pode ser diferente, dependendo do LED que você utilizar. CONECTANDO OS COMPONENTES Primeiro, certifique-se de que seu Arduino esteja desligado, desconectando-o

Inciando com Node-RED e Arduino UNO

21 Para aqueles que não conhecem, o   Node-RED   consiste em uma ferramenta bastante versátil, voltada principalmente para o desenvolvimento de aplicações relacionadas ao conceito de   Internet de Coisas (IoT) . Este recurso utiliza uma abordagem de   programação gráfica , ou seja, através do mesmo, torna-se possível elaborar uma aplicação por meio do estabelecimento de conexões entre blocos que possuem códigos predefinidos (conhecidos como   nós ) para a realização de determinadas tarefas. O  N ode-RED  tem como função primordial auxiliar na elaboração de aplicações propondo uma maneira mais simples para o usuário que não domina muito as ferramentas de programação e também não possui conhecimento suficiente sobre estruturas utilizadas no desenvolvimento de sistemas embarcados, como um  Arduino UNO  ou um  Raspberry PI . Entretanto, também é possível desenvolver uma vasta gama de aplicações avançadas, de maneira rápida e fácil. O objetivo deste artigo consiste em apresentar al