Pular para o conteúdo principal

Quais os Tipos de Violões

Não existe idade para começar a tocar violão. E muitas são as dúvidas no momento que decidimos aprender a tocar um novo instrumento. Qual violão devo comprar? Acústico ou eletroacústico? Qual o melhor modelo? Clássico, Folk, Jumbo, Flat ou Semi-Flat? Qual a melhor marca?
Existem vários modelos de violão, atualmente são várias fábricas e luthiers produzindo violões pelo mundo a fora. Neste post você vai conhecer alguns modelos desse instrumento fantástico!
Sabemos que escolher seu violão não é uma tarefa muito fácil, já que atualmente temos no mercado uma grande variedade de marcas, modelos, cores, tipos de desenhos, tipos de madeira,violões acústicos, elétricos e eletroacústico etc. Essa variedade torna nossa escolha um pouco mais difícil. Afinal, aquele violão lindo que você encontrou pode não ser o melhor para você. Leia o post até o fim e conheça os violões do Tipo Clássico, Folk, Jumbo, Flat e Semi-Flat, e a diferença entre violões acústicos, elétricos e eletroacústicos.

VIOLÃO ACÚSTICO

É o violão comum. Não possui entrada para caixas e cabos, ou seja, não é possível conectá-lo em caixas de som. Geralmente suas caixas são maiores, mais largas, fazendo assim seu som sair mais alto e encorpado.

VIOLÃO ELÉTRICO

Ao contrário dos violões acústicos, estes foram projetados para serem conectados a amplificadores. O som, caso o violão não esteja conectado a um amplificador, sai baixo. Ou seja, ele só ”funciona” ligado a um amplificador, pois não possui caixa de ressonância, sendo o som captado por captadores, que são pequenos eletroímãs, Quando um ímã se movimenta perto dessa mola, cria-se nela uma corrente elétrica. Ao tocar, então, você está movendo ímãs (as cordas) e, por conseqüência, gerando uma corrente na mola do captador. E essa corrente vai, pelo fio da guitarra, até o amplificador. Se você faz uma nota, cada uma das cordas vibra de um jeito, com freqüências diferentes. A corrente elétrica da mola, por sua vez, vai oscilar exatamente nessas freqüências. Lá no amplificador, essa eletricidade faz alto-falantes vibrarem na mesma toada.

VIOLÃO ELETROACÚSTICO

Esse modelo de violão é a mistura dos dois acima. Funciona conectado ou desconectado à cabos. Ele possui a caixa em um tamanho intermediário, possibilitando uma boa sonoridade no acústico ou ligado a amplificadores.



Violão Clássico:

É o modelo mais vendido no mundo, como sugere o nome. Nesse modelo são usadas cordas de nylon. É um violão de baixo custo, mais leve e macio, sendo ideal para iniciantes. Além disso, as cordas de nylon machucam menos os dedos com a prática. É muito utilizado para música clássica, MPB, samba, entre outros estilos musicais:
                                             

Violão Folk:

Esse modelo possui um corpo maior que o normal e são levemente acinturados. Possuem uma caixa maior, o que deixa o timbre mais encorpado, ideal para sons mais graves. O braço desse modelo é um pouco mais fino e nele são utilizadas cordas de aço, que são mais tensas e podem dificultar um pouco o desenvolvimento da mão esquerda (caso pratique como destro).Os ritmos mais utilizados são pop/rock, por ter um som mais metalizado:


Violão Jumbo:

Este modelo passou a ser mais conhecido quando Elvis Presley o utilizou. É parecido com o modelo clássico, porém seu corpo é maior e mais largo. Possui um som mais grave, envolvente e equilibrado.É muito utilizado para blues, pop, rock, entre outros:




Violão Flat e Semi-Flat:

 Os violões flats são mais finos, comumente usados em MPB, músicos profissionais e e música erudita. Normalmente são utilizadas cordas de nylon, possibilitando um timbre mais suave, porém, nesse modelo, dependendo da equalização também é possível um timbre mais estridente e grave:

  
O semi-flat, entretanto, é um modelo que possui algumas caracteristicas um pouco diferentes podendo-se citar a lateral um pouco maior e o corpo um pouco diferente do que o flat mais com características parecidas:



E então, qual violão combina mais com você?


FONTE: Site Getninjas.com.br e Forúm CifraClube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Free E-Books sobre SQL Server para Download

Fala galera ; ), no post de hoje trago links para download de vários ebooks sobre Microsoft SQL Server e sobre banco de dados! Aproveite e amplie seus conhecimentos na área! Bons estudos!! Última Atualização: 20/06/2017 Materiais para Certificação Segue abaixo o link de um post que  atualizo frequentemente  com diversos  Materiais para Certificação : https://www.fabriciolima.net/sql-server/materiais-certificacao/ Materiais para Estudo Segue abaixo o link de um post que  atualizo frequentemente  com mais Materiais para Estudo com vários  Cursos Gratuitos, Vídeos e Links interessantes : https://www.fabriciolima.net/sql-server/materiais-para-estudo/ Microsoft SQL Server 2016 Link  –  Atualizado dia 28/10/2016  –  Site Microsoft – SQL Server 2016 Training Kit Link  –  Atualizado dia 28/10/2016  –  SQLServerCentral – Learning New Features in SQL Server 2016 Download  –  Atualizado dia 09/09/2016  –  Introducing Microsoft SQL Server 2016 Download  –  Atua

Projetos com Arduíno: Semáforo

Neste post vou mostrar um pequeno projeto com arduíno, é um projeto para iniciantes é um projeto para iniciantes e bastante interessante, acedendo três ledS SIMULANDO UM SEMÁFORO, MÃOS A OBRA! SEMÁFORO com arduíno Olá pessoal, agora vamos fazer um pequeno projeto, um semáforo que irá do verde ao vermelho, passando pelo amarelo e, que retornará ao vermelho depois de um intervalo de tempo. Este projeto poderá ser utilizado em uma maquete com carinhos simulando uma pequena cidade ou mesmo uma estrada de ferro. Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!! COMPONENTES NECESSÁRIOS 1 Arduino Uno R3 1 Protoboard 1 LED Amarelo 1 LED Verde 1 LED Vermelho 3 Resistor de 100 ohms * Fios jumpers * Esse valor pode ser diferente, dependendo do LED que você utilizar. CONECTANDO OS COMPONENTES Primeiro, certifique-se de que seu Arduino esteja desligado, desconectando-o

Inciando com Node-RED e Arduino UNO

21 Para aqueles que não conhecem, o   Node-RED   consiste em uma ferramenta bastante versátil, voltada principalmente para o desenvolvimento de aplicações relacionadas ao conceito de   Internet de Coisas (IoT) . Este recurso utiliza uma abordagem de   programação gráfica , ou seja, através do mesmo, torna-se possível elaborar uma aplicação por meio do estabelecimento de conexões entre blocos que possuem códigos predefinidos (conhecidos como   nós ) para a realização de determinadas tarefas. O  N ode-RED  tem como função primordial auxiliar na elaboração de aplicações propondo uma maneira mais simples para o usuário que não domina muito as ferramentas de programação e também não possui conhecimento suficiente sobre estruturas utilizadas no desenvolvimento de sistemas embarcados, como um  Arduino UNO  ou um  Raspberry PI . Entretanto, também é possível desenvolver uma vasta gama de aplicações avançadas, de maneira rápida e fácil. O objetivo deste artigo consiste em apresentar al