Toda e qualquer empresa nos dias atuais tem(se não tiver tem que ter) uma identidade visual. Um logotipo é um dos principais responsáveis por uma empresa 'ficar na cabeça' e ser lembrada pelas pessoas. Neste post será mostrados os principais 'estilos' e tendências para logotipos na atualidade. Leia até o fim e aprenda mais sobre essa arte fantástica!
O Minimalismo se trata de remover qualquer detalhe desnecessário e deixar apenas o essencial. Já presente por vários anos, é esperado que o minimalismo mantenha a sua popularidade em 2017. Com formas simples, cores e efeitos mínimos e foco inteligente, o minimalismo permite que você crie um logotipo único e use ele em vários tipos de fundos e plataformas.
Dê uma olhada em como algumas das mais famosas empresas do mundo se voltaram ao básico para tornarem seus logos mais eficazes (at&t e Instagram).
A alguns outros estilos de logotipos tipográficos que serão mostrados a seguir:
Uma paleta de cores sempre foi uma ferramenta poderosa a serviço dos designers. Só recentemente o preto e o branco se tornaram cores dominantes. Os designers estão explorando esta nova tendência para criar soluções gráficas únicas. Agora você pode comunicar a filosofia da sua marca sem usar cores brilhantes.
FONTE: Site Logaster.com.br
Minimalismo
O Minimalismo se trata de remover qualquer detalhe desnecessário e deixar apenas o essencial. Já presente por vários anos, é esperado que o minimalismo mantenha a sua popularidade em 2017. Com formas simples, cores e efeitos mínimos e foco inteligente, o minimalismo permite que você crie um logotipo único e use ele em vários tipos de fundos e plataformas.Dê uma olhada em como algumas das mais famosas empresas do mundo se voltaram ao básico para tornarem seus logos mais eficazes (at&t e Instagram).
O minimalismo tem várias facetas, fazendo com que se crie várias tendencias a partir do mesmo, uma dessas tendências bem forte partindo do minimalismo é a Arte em Linha. Em seus trabalhos gráfico, os designers de logotipo gostam de usar imagens mais limpas e simples. A arte em linha é uma técnica ousada. Com arte de linha, é preciso usar uma linha sólida, geralmente de cor escura para desenhar as imagens. É uma ótima maneira de reunir texto e imagem.
Logos em Texto (Tipográfico)
Os clássicos logotipos em texto ainda continuam sendo uma ferramenta muito eficaz e relevante.Você pode ver isso por si próprio, olhando para marcas bem conhecidas como Havaianas, Sony, Asus, IBM e muitos outros. Recentemente os designers usaram várias fontes em pares com efeitos minimalistas, incluindo efeitos como estilização, aumento/diminuição de saliências e combinação de estilos (fontes manuscritas em particular).Letterstacking
Usar o texto é uma outra maneira fácil de criar um logotipo original, visualmente atraente. Os designers fazem uso do letterstacking para colocarem uma grande mensagem em um logotipo de uma forma concisa. O texto pode ser empilhado horizontalmente ou verticalmente e emparelhado com diversos elementos gráficos. Tais logos, chamam a atenção dos clientes e os fazem focar no texto. Desenvolvido amplamente em 2016, é provável que o letterstacking seja uma das principais tendências em 2017.Lettering
Os logos que fazem uso do lettering possuem um toque elegante e refinado. Embora dificilmente seja considerado um estilo inovador, o lettering é a melhor escolha para certas categorias de empresas. Hotéis, cafés e restaurantes escolhem o lettering para comunicar sofisticação e profissionalismo. É seguro dizer que esta abordagem tipográfica certeira, irá manter a sua popularidade em 2017.Tipografia Estêncil
O design estêncil cria logos visualmente atraentes. As fontes estêncil vêm em todas as formas e tamanhos, de modo que é certo de que você encontrará alguma para o seu negócio. Uma hierarquia visual torna os logos cativantes e memoráveis, o que significa que os designers provavelmente não deixarão para trás os padrões versáteis do estêncil em 2017.Flat Design
Assim como o estilo minimalista, o flat design destaca linhas limpas e finas sem requintes desnecessários. O flat design comunica clareza e conforto.Soluções visuais austeras e puras são alternativas aos ícones tridimensionais com sombras e degrades. Através do flat design você poderá criar logos simples, mas altamente eficazes.
Degradê
Devido a ascensão das tendências simplistas, o degrade poderia ter virado história. No entanto, muitas empresas, incluindo a Apple, garantiram que o degrade voltasse a vida. Contudo, a forma como o degrade vem sendo usado no design gráfico mudou significativamente. Simplicidade é o que define o degrade hoje em dia. Antigamente, os degrades eram feitos com cores brilhantes e combinações ousadas que acrescentavam profundidade e volume. Hoje, os designers fazem uso desta técnica com tons suaves (muted) e cores de design material.Degrades com Sobreposição
Os degradês que se sobrepõem atingiram o pico em 2016. Formas geométricas simples se sobrepõe para criar um estilo único. A sobreposição é uma técnica relativamente nova do design. No começo, ela era bastante comum em logos relacionados à animais A medida que se tornou popular, a sobreposição obteve o seu reconhecimento entre as principais empresas do mundo. Tome como exemplo o mais recente redesenho do logo da MasterCard. Os designers da Pentagram deram nova vida ao logotipo removendo o texto da imagem e deixar para trás as sombras. Como resultado, o ícone ficou limpo e memorável. Com sua crescente popularidade, os degrades formados por sobreposição tem todas as chances de se tornarem a tendência líder no design gráfico em 2017.Formas Geométricas
Embora o tema geométrico está presente há algum tempo, é esperado que as formas geométricas simples sejam destaque em 2017. As formas geométricas são altamente eficazes na criação de logotipos elegantes e originais. Ao mesmo tempo, os designers são fascinados por padrões geométricos não convencionais. Por exemplo, 2016 foi o ano dos polígonos coloridos, tanto simétricos quanto assimétricos.Texto com Moldura
Ao colocar uma mensagem dentro de uma moldura (triangular, circular, retangular, etc.), você pode chamar a atenção dos clientes para a parte do texto de seu logotipo. É uma maneira simples e inteligente para criar um ícone visualmente atraente.Logos 'Desenhados à Mão'
Logos que imitam imagens e elementos feitos à mão estão susceptíveis a permanecer na moda em 2017. Um logotipo feita à mão permite a criação de uma ampla gama de efeitos visuais, incluindo vintage, grunge e imagens de crianças. As principais vantagens dessa abordagem incluem o 100% de singularidade e amplo reconhecimento da marca.Espaço Negativo
Todo o potencial do espaço negativo ainda não foi desbloqueado. O design é o que você vê. No entanto, quando o design começa a falar com você, você entende imediatamente a mensagem. Para se destacar da multidão, o seu logotipo deve ser mais do que os olhos podem ver. Esta é a razão pela qual os designers vão continuar a experimentar e usar o espaço negativo a fim de obter uma compreensão mais profunda desta incrível técnica.Logotipos em Preto e Branco
A utilização de apenas duas cores – preto e branco – é uma das abordagens mais convencionais do design gráfico. Tais logos, apresentam vários tipos de fontes formando par com padrões geométricos.Uma paleta de cores sempre foi uma ferramenta poderosa a serviço dos designers. Só recentemente o preto e o branco se tornaram cores dominantes. Os designers estão explorando esta nova tendência para criar soluções gráficas únicas. Agora você pode comunicar a filosofia da sua marca sem usar cores brilhantes.
Um exemplo de Logotipo "Ícone Não-Abstrato" é o esse desenvolvido por mim:
FONTE: Site Logaster.com.br
- Gostou? Então Curta e Compartilhe! Faça já seu Logotipo e sua Mídia com a gente e dê um UP em seu negócio! (88) 981537167 e Acessem https://www.letmesee.com.br e https://www.wedologos.com.br
Comentários
Postar um comentário