Pular para o conteúdo principal

Breve História do Design Gráfico

Este post fala um pouco sobre a a história do 'Design Gráfico'. Você sabe como surgiu essa 'arte' fantástica? Como ele se desenvolveu, desde o surgimento das artes gráficas e como e quando ela chegou as mídias e plataformas digitais? Lei o post até o fim e descubra.



Resultado de imagem para a origem do design grafico


O homem sempre precisou comunicar-se com seus semelhantes e as primeiras formas de diálogo foram através de elementos visuais. Antes de desenvolverem capacidades de expressão mediante a linguagem falada, utilizaram partes de seu corpo para expor seus estados de ânimos, desejos e inquietudes que, com o tempo, converteram-na em modelos de comunicação – a raiz do design gráfico.

Mesmo que a linguagem falada tenha predominado como meio de comunicação, a linguagem visual continuou tendo um importante papel nas relações sociais, principalmente pela utilização de materiais como métodos para "modelar" mensagens visuais, como mostram diversos desenhos em pedras e pinturas rupestres que estudamos, nas quais expõem elementos naturais, atividades do cotidiano e diferentes signos.

A expressão de ideias através de formas gráficas se deu por conta do aparecimento da linguagem escrita, que permitia representações de pensamentos mediante um conjunto de elementos gráficos que ordenados, eram capazes de transmitir mensagens que seriam entendidas pela comunidade. Estas linguagens baseavam-se na exposição de símbolos: os alfabetos. Cada um desses símbolos, quando isolados, possuíam um significado incompreensível, entretanto, unidos um ao outro, representavam graficamente a linguagem falada por cada povo ou cultura.

Inicialmente a pedra era utilizada como instrumento portador de mensagem, todavia, foram buscados outros materiais que eram mais acessíveis e possuíam maior portabilidade, como os papiros, peles ou pergaminhos.
Também passaram a aplicar distintos pigmentos naturais para dar cor e expressão às obras escritas e desenhos e a dispor os diferentes elementos textuais e gráficos de forma harmoniosa e equilibrada. Isto pode ser apreciado na confecção dos incunábulos feitos nos monastérios e se observava com clareza a importância da organização visual para transmitir uma mensagem.

Posteriormente, Johann Gutenberg deu origem a imprensa, que traz um método de reprodução em grandes quantidades e de forma cômoda, o que possibilitou que documentos e mensagens fossem passados para um grande número de pessoas.

Assim, surgiu a indústria gráfica e a difusão do conteúdo . Foram inaugurados novos materiais como suporte, novas tintas e tipos de letras, começando o aparecimento de profissionais especializados em seu manejo: os tipógrafos e impressores e os primeiros designers gráficos, encarregados de construir fontes para a construção de materiais que formavam um layout harmonioso.




Imagem relacionada


Outro fator que levou ao desenvolvimento do design gráfico foi a Revolução Industrial. Surgiram fábricas e o mercado. Um grande número de pessoas se deslocou para às cidades a procura de trabalho, o número de lojas e comércios foi ampliado. Com isso, desenvolveu-se uma técnica comercial, a publicidade, que tinha como objetivo convencer os consumidores que determinado produto era vantajoso em relação aos demais.

A expansão da publicidade foi acompanhada pelo desenvolvimento do design gráfico e dos suportes de comunicação. Para cumprir com o objetivo citado acima, eram necessárias mensagens concisas, carregadas de componentes psicológicos, com ilustrações cada vez mais desenvolvidas, chegando ao maior número possível de pessoas. A essa altura a preocupação já não era apresentar mensagens visuais não só de qualidade, mas efetivas, que vendiam, e para isso, foram realizados grandes investimentos, tornando possível uma grande evolução nas técnicas e profissionais interessados em coloca-los em prática e desenvolvê-los: os designers gráficos.


FONTE: Site www.printi.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Free E-Books sobre SQL Server para Download

Fala galera ; ), no post de hoje trago links para download de vários ebooks sobre Microsoft SQL Server e sobre banco de dados! Aproveite e amplie seus conhecimentos na área! Bons estudos!! Última Atualização: 20/06/2017 Materiais para Certificação Segue abaixo o link de um post que  atualizo frequentemente  com diversos  Materiais para Certificação : https://www.fabriciolima.net/sql-server/materiais-certificacao/ Materiais para Estudo Segue abaixo o link de um post que  atualizo frequentemente  com mais Materiais para Estudo com vários  Cursos Gratuitos, Vídeos e Links interessantes : https://www.fabriciolima.net/sql-server/materiais-para-estudo/ Microsoft SQL Server 2016 Link  –  Atualizado dia 28/10/2016  –  Site Microsoft – SQL Server 2016 Training Kit Link  –  Atualizado dia 28/10/2016  –  SQLServerCentral – Learning New Features in SQL Server 2016 Download  –  Atualizado dia 09/09/2016  –  Introducing Microsoft SQL Server 2016 Download  –  Atua

Projetos com Arduíno: Semáforo

Neste post vou mostrar um pequeno projeto com arduíno, é um projeto para iniciantes é um projeto para iniciantes e bastante interessante, acedendo três ledS SIMULANDO UM SEMÁFORO, MÃOS A OBRA! SEMÁFORO com arduíno Olá pessoal, agora vamos fazer um pequeno projeto, um semáforo que irá do verde ao vermelho, passando pelo amarelo e, que retornará ao vermelho depois de um intervalo de tempo. Este projeto poderá ser utilizado em uma maquete com carinhos simulando uma pequena cidade ou mesmo uma estrada de ferro. Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!! COMPONENTES NECESSÁRIOS 1 Arduino Uno R3 1 Protoboard 1 LED Amarelo 1 LED Verde 1 LED Vermelho 3 Resistor de 100 ohms * Fios jumpers * Esse valor pode ser diferente, dependendo do LED que você utilizar. CONECTANDO OS COMPONENTES Primeiro, certifique-se de que seu Arduino esteja desligado, desconectando-o

Inciando com Node-RED e Arduino UNO

21 Para aqueles que não conhecem, o   Node-RED   consiste em uma ferramenta bastante versátil, voltada principalmente para o desenvolvimento de aplicações relacionadas ao conceito de   Internet de Coisas (IoT) . Este recurso utiliza uma abordagem de   programação gráfica , ou seja, através do mesmo, torna-se possível elaborar uma aplicação por meio do estabelecimento de conexões entre blocos que possuem códigos predefinidos (conhecidos como   nós ) para a realização de determinadas tarefas. O  N ode-RED  tem como função primordial auxiliar na elaboração de aplicações propondo uma maneira mais simples para o usuário que não domina muito as ferramentas de programação e também não possui conhecimento suficiente sobre estruturas utilizadas no desenvolvimento de sistemas embarcados, como um  Arduino UNO  ou um  Raspberry PI . Entretanto, também é possível desenvolver uma vasta gama de aplicações avançadas, de maneira rápida e fácil. O objetivo deste artigo consiste em apresentar al